Emendas, Tipos e Suas Especificidades

A utilização de correias transportadoras PVC/PU fechadas vulcanizadas impulsionou as linhas de produção alcançando números nunca antes vistos. Porém, mesmo sendo uma ferramenta de evolução em produtividade ela apresenta um calcanhar de Aquiles em sua construção, as emendas.

Existem diversos tipos e cada uma apresenta sua particularidade, tendo prós e contras para as aplicações. Desta forma podemos classificá-las e segmenta-las como indicadas ou não para o cenário de cada cliente.

Elas podem ser divididas em:

Emendas em Dedos;

Emendas de Sobreposição;

Emendas Em degraus;

Emendas de Topo.

Emendas em Dedo (Finger Splice)

São em geral aplicados a correias que possuem um único elemento de reforço, versáteis, não apresentam sentido de rotação, os comprimentos dos dedos são calculados de acordo com a gramatura de trama. São executados de duas formas, empalmes de dedos simples ou dedos sobrepostos.

Emendas de Sobreposição (Overlap Splice) 

  Realizadas em correias de uma só lona ou espessura pequena, são geralmente escolhidas para emendas a quente ou a frio, em situações em que seja admissível a variação na espessura da mesma. Sendo que este método gera uma região de emenda mais áspera, grossa e rígida. Sempre será efetuado em paralelogramo, com ângulo de inclinação oposto ao ataque de 17º e acréscimo no comprimento do empalme de 0,3x largura da correia. 

Na imagem observamos o empalme por sobreposição

Emendas em Degraus 

Este tipo é escolhido para correias de alma constituída por várias lonas com uma geometria em paralelogramo, de forma idêntica em suas várias camadas, obviamente o processo se torna mais trabalhoso conforme aumentam a quantia de lonas. A extensão dos degraus também é ajustada conforme o número de lonas, sendo maior quando aumentam quantidade de lonas. 

Na imagem, empalme por degraus. 

Emenda de Topo  

Nesse tipo as lonas são conectadas topo a topo com inserção de telas de continuidade e reforço, esse tipo de emenda somente será efetuado em ângulo e com reforço. 

Estas são as principais emendas realizadas por nosso corpo técnico. Fique por dentro do nosso blog pois em nosso próximo artigo falaremos sobre emendas mecânicas e os principais problemas decorrentes de mal realizações na função ou escolhas errôneas da mesma. Sempre compromissados com o conhecimento técnico e uma informação de qualidade para deixar você antenado com o mundo em que dominamos! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *