Crise na indústria têxtil Chinesa

Desde que o coronavírus foi descoberto, as atividades relacionadas a indústria foram afetadas. Vivemos um momento mundial único, embora na China tenhamos a experiência do SARS (em 2002 e 2003).

O governo central chinês apelou à indústria têxtil, como a outras, com intenção de não comprometer a luta contra o vírus, causando a suspensão de atividades profissionais. Embora tenha um papel ativo na luta contra o famoso vírus, através das empresas mobilizadas para produzir as máscaras de proteção em tecido, o restante da produção foi bastante afetado.

Recuperada de uma certa normalidade.

Nas palavras de Zhang Tao, secretário-geral do CCPIT-Tex, o conselho chinês da indústria têxtil, vinculado ao ministério do Comércio, numa entrevista feita pelo site “FashionNetwork.com” em Paris; “É claro que esta crise continuará a ter impacto nas atividades a curto prazo, mas estou confiante de que haverá um regresso à normalidade a longo prazo. A estabilidade da cadeia de aprovisionamento internacional do têxtil é importante para as nossas empresas, mas também para os consumidores internacionais.”

Na entrevista, quando questionado sobre a organização a fim de uma possível reabertura do comércio chinês, Zhang disse achar que para começar a retomar a normalidade serão necessários no mínimo seis meses, e que todos na China ainda esperam o pico da epidemia pois a mesma será um preludio de uma redução nas medidas de proteção. 

Como uma solução temporária podemos pensar em empresas chinesas na Ásia-Pacífico e filiais que poderão representar uma boa alternativa para clientes internacionais. A China tem fabricantes na Birmânia, Vietnã, Sri Lanka e outros. Mas, a longo prazo, o mesmo problema se repete. Porque para trabalhar, estas empresas são, no seu aprovisionamento, muito dependentes de fiadores e tecelões chineses.seu aprovisionamento, muito dependentes de fiadores e tecelões chineses.

Também, outra solução temporária é o uso do que se possui em estoque, mas da mesma maneira, continua sendo uma solução por um período de tempo limitado.

Por fim, tudo indica que provavelmente haverá uma demora na retomada das atividades economias do têxtil com normalidade, e consequentemente, mais um tempo de crise. Por um longo prazo é esperado um longo período de dificuldade, porém, com esperança de uma volta à normalidade devido a necessidade e importância da indústria para o mercado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *