Série: Aprender para Cuidar

CORREIA TRANSPORTADORA – DESGASTE DA COBERTURA SUPERIOR

Neste primeiro post desta serie vamos abordar 2 principais fatores que se devidamente observados podem ampliar a duração da Correia Transportadora, e que vão servir para definição dos tipos de correias desde projetos até substituições por problemas na durabilidade, sendo eles; Composto de Cobertura e Ângulo de impacto do material.

Quando se fala de correias transportadoras, uma das mais frequentes questões que todo usuário, projetista ou manutentor tem na ponta da língua é “Qual a durabilidade da correia?”. O que é pouco dito é sobre o fato de que temos formas e dicas para contribuir e impactar em relação a durabilidade, e não somente a qualidade da peça em si determina esse prazo. Uma correia bem dimensionada pode superar as expectativas de duração dos clientes, enquanto que uma correia sugerida com imperícia pode ocasionar desapontamentos e, o fato notório e que, esse não é totalmente oriundo da qualidade da mesma.

1- Composto de Cobertura

A correta escolha do composto impacta diretamente na durabilidade das peças, material transportado, abrasividade, ataque químico e a temperatura de contato do material transportado são alguns dos fatores que determinam essa escolha. Na Baruck você conta com os compostos de cobertura abaixo:

  • PU (Poliuretano)
  • TPU (Poliuretano Termoplástico)
  • PVC (Policloreto de Vinil)
  • NBR (Borracha Nitrílica)
  • NR (Borracha Natural )
  • PE (Polioefila)
  • PET(Poliéster)
  • CL (Couro)
  • PUR (Borracha de Poliuretano)
Foto tirada em campo de; Diversos tipos de cobertura superior.

Conte com nosso time para ajudar no desenvolvimento do composto mais indicado para sua aplicação, caso seja esta sua necessidade atualmente clique aqui e entre em contato conosco.

2- Ângulo de impacto do material

Um detalhe determinante para a correta durabilidade da Correia Transportadora é adequar a capacidade de transporte ao momento da admissão da carga que será transportada, o ângulo do chamado “Chute de Transferência”  impacta na absorção do movimento, carga e posterior transporte. Esses fatores estão diretamente ligados a escolha da espessura da cobertura superior, as correias da Baruck possuem diversas espessuras e graus de dureza das coberturas, isso possibilita uma ampla gama de opções no momento da definição da correia.

Quer saber mais ou deseja produtividade? Fique por dentro do nosso Instagram, Facebook e Site Oficial!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *